top of page

Irmãos na mesma sala e agora?


A presença de irmãos na mesma sala de aula pode ser uma experiência única!


Sabemos da importância de garantir que o ambiente familiar não interfira no espaço escolar. Por isso, relacionamos algumas dicas para criar um ambiente de aprendizagem equilibrado:


Respeitar individualidades: Encorajar cada irmão a expressar suas ideias, opiniões e talentos individuais, permitindo que cada um se destaque por suas próprias conquistas.


Estimular independência: Incentivar os irmãos a trabalharem de forma independente, mesmo estando na mesma sala de aula, para que cada um possa desenvolver suas habilidades sem depender exclusivamente do outro.


Criar espaço para interação: Embora estejam na mesma turma, é importante oferecer oportunidades para interações individuais com outros colegas, garantindo uma experiência diversificada de amizades e aprendizado.


Diálogo aberto: Um diálogo aberto entre os irmãos e os professores, incentiva a comunicação sobre qualquer desconforto ou desafio que possa surgir.


Estimular o apoio mútuo: Enfatizar a importância do apoio mútuo entre irmãos, incentivando-os a serem fontes ajuda um para o outro.


É fundamental respeitar a singularidade de cada aluno e trabalhar para criar um ambiente inclusivo, onde todos se sintam confortáveis e apoiados. Além de garantir que todos desfrutem de um ambiente harmonioso, independente de laços familiares.



bottom of page