Rua Onze de Junho,  548 - Bairro Casa Branca - Santo André - SP - (11) 4992-5267 / secretaria@centroeducacionaldimensao.com.br

    Dia Internacional da Mulher


    Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher surgiu nos Estados Unidos, como uma iniciativa para ampliar o debate acerca dos direitos femininos. A data foi instituída em 1975, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).


    Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países - como um dia de protesto por direitos ou de edulcorada celebração do feminino, comparável ao Dia das Mães. Em outros países, a data é amplamente ignorada.


    Mas, por que 8 de março?


    Consta que, em 8 de março de 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve para reivindicar salário igual ao dos homens (a mão de obra feminina era remunerada com apenas 50% do valor pago aos homens, na mesma função e pela mesma quantidade de horas trabalhadas), direito à licença-maternidade e redução da jornada de trabalho para todos. No entanto, o movimento acabou em tragédia: um incêndio teve início e as mulheres foram trancadas propositalmente dentro da fábrica.

    Não houve sobreviventes. A indignação da sociedade com o desfecho da paralisação foi o estopim para que o governo começasse, embora timidamente, a impor uma agenda de mudanças no sistema de trabalho.


    Hoje, as mulheres estão na política, nas profissões liberais, no mercado financeiro, nos campos das ciência e tecnologia... em todas as áreas, sem exceção. Mas a ONU estima que, globalmente, o salário delas ainda seja, em média, 27% menor do que o dos homens. Além disso, os cargos executivos e de chefia continuam sendo majoritariamente preenchidos por profissionais do sexo masculino.


    Por isso, é importante conscientizar as crianças de que, a despeito das nossas diferenças biológicas, somos seres humanos iguais. Temos, homens e mulheres, meninos e meninas, o mesmo direito à felicidade, ao sucesso, à liberdade, ao respeito, à educação etc. Também temos os mesmos deveres e responsabilidades em relação ao mundo, à nossa família, ao meio ambiente e demais setores da vida.


    Feliz Dia 8 de Março.