Discalculia, a dislexia dos números.
- Centro Educacional Dimensão
- 1 de set. de 2019
- 1 min de leitura

“Ele é inteligente, mas vai mal em Matemática”. Ou: “Já expliquei mil vezes, mas parece que as operações não entram na cabeça dele”.
As frases acima são mais comuns do que a gente imagina. Em alguns casos, pode ser que o aluno esteja se esforçando menos do que deveria. Em outros, talvez a escola esteja falhando na transmissão do conteúdo. Há, porém, uma terceira hipótese, sobre a qual pouco se fala, mas que ocorre com frequência: a discalculia.
A discalculia é a dificuldade de aprendizagem específica em Matemática acarretada por uma falha neurológica. Ela se manifesta pela baixa capacidade de realizar o processamento numérico e cálculos mentais simples.
Do mesmo modo que a criança disléxica tende a trocar letras e fonemas, aquela que sofre de discalculia é propensa a confundir os algarismos e a não reter consigo o conteúdo aprendido.
Mas é preciso tomar cuidado para não confundir discalculia com outros problemas que afetam a concentração e a aprendizagem, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Por isso, em caso de suspeita, deve-se buscar a ajuda de profissionais habilitados, especialmente de um médico neurologista e de um psicopedagogo.
Comentarios