Qual é a escola certa para seu filho?


Escolher o lugar ideal para o seu filho estudar não é tarefa simples. Há muitos aspectos que precisam ser levados em conta. Alguns são de ordem prática, como o valor da mensalidade, que precisa caber no orçamento da família. Já outros são mais subjetivos e de difícil mensuração. Por exemplo: essa escola adota um método pedagógico que agrada aos pais?

Neste artigo, vamos abordar alguns pontos que consideramos essenciais para a família fazer a melhor escolha – lembrando sempre que a parceria entre pais, professores e demais agentes escolares é fundamental ao sucesso do aprendizado, e conta mil vezes mais que a “grife” do colégio e uma infraestrutura luxuosa.

1.Faça uma lista de tudo o que acha importante numa escola: período integral, presença de uma enfermeira responsável, fornecimento de refeições, funcionamento nas férias... Enfim, cada família tem suas necessidades e preferências. Essas questões são elementares e pouparão você de desgastes desnecessários.

2.Avalie se os valores da escola estão alinhados aos seus. Por exemplo: a escola é mais liberal ou prioriza a disciplina? Sua proposta é trabalhar o desenvolvimento de forma lúdica ou centrar esforços em fazer os alunos aprenderem rapidamente a maior quantidade possível de conteúdo? Se for uma escola ligada a uma denominação religiosa, avalie se as crenças ensinadas ali não entrarão em choque com o que a criança aprende em casa.

3.A localização não é o item mais importante, mas deve ser levada em conta.Uma escola, mesmo excelente, pode não render os frutos esperados caso o estudante chegue sempre cansado pelo longo deslocamento.

4.Se você tem dois ou mais filhos, claro que será mais prático deixar os dois na mesma escola. Algumas instituições até oferecem descontos especiais nesses casos. Lembre-se sempre, porém, de ponderar as diferentes necessidades de cada criança: nem sempre o que é melhor para um funciona da mesma forma para o outro. Se os filhos tiverem idade suficiente para opinar, vale a pena ouvi-los e saber quais seriam suas preferências.

5.Preço e qualidade estão relacionados, mas não são sinônimos. Por um lado, não existem milagres, e uma escola barata demais dificilmente poderá manter uma equipe à altura dos desafios. Por outro, há escolas que cobram mensalidades altíssimas porque oferecem uma imensa gama de atividades extras que nem sempre a sua família ou seus filhos vão apreciar. Calcule cuidadosamente o custo-benefício antes de decidir.

6.Hoje, todo mundo trabalha, quase sempre em turnos prolongados. Além disso, imprevistos acontecem. Antes de efetuar a matrícula, pergunte qual é a política da escola em relação a eventuais atrasos na hora de buscar a criança.

7.Peça para conhecer o material didático e pergunte sobre o método pedagógico adotado. Tire suas dúvidas e avalie se a proposta lhe parece eficiente e corresponde às suas expectativas.

8.Pergunte sobre a relação da escola com a família: a comunicação é feita por agenda? A coordenadora tem disponibilidade para atender os pais com hora marcada? Lembre-se: a vida escolar do seu filho deve ser acompanhada de perto, e isso requer um bom canal de diálogo com seus educadores.

9.Informe-se sobre a política em relação aos aniversários e veja se concorda com elas. Umas permitem que os pais levem bolo e até decoração, outras não. No meio-termo, há as escolas que realizam uma festa de aniversário coletiva, para todos os aniversariantes do mês. Aproveite e verifique, também, quais são os procedimentos em outras datas comemorativas, tais como Dia dos Pais, Dia das Mães e festas juninas.

10.Não tome qualquer decisão sem antes levar a criança para conhecer as instalações do colégio. Quando o aluno simpatiza com o ambiente, sua adaptação tende a ser melhor e mais rápida.

Esperamos que essa lista seja útil a quem não decidiu, ainda, onde seus pequenos vão estudar. Lembre-se de que a Educação é o bem mais duradouro que você poderá legar à(s) pessoa(s) mais importante da sua vida: seu(s) filho(s)!

#CentroEducacionalDimensão

    Rua Onze de Junho,  548 - Bairro Casa Branca - Santo André - SP - (11) 4992-5267 / secretaria@centroeducacionaldimensao.com.br