Rua Onze de Junho,  548 - Bairro Casa Branca - Santo André - SP - (11) 4992-5267 / secretaria@centroeducacionaldimensao.com.br

    Curiosidades do Natal - Cartões


    Você já enviou ou recebeu cartões de Natal?

    A origem dessa tradição, que aos poucos vai perdendo espaço para as mensagens eletrônicas – mas jamais perderá seu charme! –, remonta ao ano de 1843, quando o diretor do British Museum of London, Sir Henry Cole (1808-1882), encomendou ao artista plástico John Callcott Horsley (1817-1903) algumas “pinturas em papel” para que ele pudesse enviar pelo correio às dezenas de famílias que precisaria cumprimentar, mas não teria tempo de visitar pessoalmente.

    Horsley, então, criou um cartão em três partes: ao centro, pintou uma família reunida e crianças pobres ganhando roupas e comida. À esquerda e à direita do desenho, colocou os votos de “Merry Christmas” e deixou espaço para a rubrica do remetente.

    A ideia agradou tanto ao diretor Cole que este mandou imprimir 100 cópias em litografia, que foram coloridas à mão pelo autor da obra.

    Cole enviou uma parte pelo correio e vendeu os cartões que sobraram. O sucesso foi tão grande que, nos anos seguintes, ele repetiu a experiência, e esta, aos poucos, se popularizou.

    Gostou dessa história? Então comente e compartilhe.