A importância de ler para as crianças, durante o processo de alfabetização...


Uma das maiores preocupações dos professores de 1º ano do Ensino Fundamental é, sem dúvida, a escolha entre as diferentes formas de ensinar a ler e a escrever. Claro, desde que seja de uma maneira interessante e agradável.

Infelizmente, por conta do estilo de vida atual, onde quase tudo é imediatista, um jeito muito prazeroso de ensinar a criança vem sendo deixado de lado: a leitura de histórias infantis em suas diferentes formas, como livros, revistas, gibis, etc.

O ato de ler histórias e o contato com os diferentes tipos de livros descortinam à criança um mundo de magia e de sonhos, além de alavancarem o processo de alfabetização.

Contudo, esse exercício deve ser um hábito do cotidiano e não um evento isolado. Só assim os pequenos sentirão prazer, quando em contato com a literatura. Além do que, essa forma de ensinar a ler e a escrever amplia o mundo imaginário da criança, fundamental para o seu desenvolvimento e até para a formação de possíveis futuros escritores. Por que não?

Que tal, então, resgatar e cultivar o hábito de ler histórias infantis com seus filhos?

Boa leitura!

#Alfabetização #leitura #educação

    Rua Onze de Junho,  548 - Bairro Casa Branca - Santo André - SP - (11) 4992-5267 / secretaria@centroeducacionaldimensao.com.br