top of page

A história da Robótica.


Sabemos que um robô é uma máquina capaz de realizar atividades no lugar do ser humano de forma automática.

Assim, a robótica é a ciência que estuda o funcionamento destes seres, os robôs.

Atualmente a robótica está bastante avançada. O uso dos robôs é cada vez mais comum em residências, hospitais, escolas, entre outros lugares. Mas o surgimento dos primeiros robôs aconteceu há muito, muito tempo atrás.

Desde os tempos mais antigos, na Grécia, o homem projetava alguns equipamentos semelhantes a robôs. O primeiro sistema criado para medir o tempo, o chamado “relógio de água” inventado por um engenheiro grego, é considerado o primeiro instrumento robótico. Na sequência, outros engenheiros realizaram construções como o primeiro motor movido a vapor.

O tempo passou e o conhecido artista Leonardo Da Vinci demonstrou suas grandes habilidades. Ele também era engenheiro, inventor, estudioso do corpo humano, arquiteto, poeta e músico. Da Vinci dedicou parte do seu tempo para a elaboração de projetos robóticos como o helicóptero, o canhão, o parafuso voador, entre outros.

Mas adiante, o inventor francês chamado Jacques de Vaucanson criou um robô com características humanoides, ou seja, que lembrava os seres humanos. Este robô tocava flauta e foi um verdadeiro sucesso.

Com isso, as pessoas passaram a compreender que os robôs poderiam exercer outros tipos de atividades.

bottom of page