Rua Onze de Junho,  548 - Bairro Casa Branca - Santo André - SP - (11) 4992-5267 / secretaria@centroeducacionaldimensao.com.br

    Primeiro dia de aula na escola nova.


    O primeiro dia de aula é sempre um desafio para pais e mães! Mas o primeiro dia em uma escola nova é trabalho dobrado. A principal barreira não é mais ter que ajudar a criança a se adaptar ao novo horário e à nova rotina...o desafio é um pouco maior, pois consiste em auxiliá-la a se sentir mais segura no ambiente.

    E uma escola nova, na cabecinha de um pequeno, pode se tornar um ambiente terrivelmente assustador, afinal ainda não possui uma maturidade psicológica para enfrentar este tipo de situação.

    É por isso que o papel dos pais é extremamente importante, para amenizar o medo dos pequenos e ajudá-los a enfrentar esta etapa com mais segurança.

    Meu filho sempre frequentou o mesmo colégio desde o berçário. Estava acostumado com o local, com os amigos, com o ambiente e com as professoras, mas precisei matriculá-lo em outra escola porque nos mudamos para um local afastado do antigo colégio.

    Quando ele soube da notícia, ficou ansioso e empolgado, mas, à medida que as férias foram terminando, percebi que passou a se sentir temoroso. Sempre me perguntava se faria amigos com facilidade, se a professora seria legal, etc.

    Percebi também que, na véspera do primeiro dia, ele estava mais nervoso do que o habitual. Naquela noite conversamos bastante antes de ele dormir. Contei como foram as minhas experiências quando eu fui a criança nova em uma escola. Ele se acalmou e eu me senti aliviada...

    Na manhã seguinte, quando chegou o grande dia, o medo voltou e vi que algumas lágrimas começaram a escorrer em seu rostinho. Já não tinha o que fazer...

    Aquele era um momento só dele. E somente ele seria capaz de enfrentá-lo. Foi aí que soltei suas mãozinhas e as entreguei para a nova professora.

    Enquanto o observava entrando naquele novo ambiente, torcia em silêncio para que tudo desse certo. E deu!

    Na saída da escola, ele disse que gostou de tudo: da professora e dos novos amigos.

    Mais um desafio ultrapassado com sucesso na vida de uma mãe.

    Ufa!

    #família