top of page

A readaptação escolar depois das férias.


No fim do mês de julho terminam as férias e as crianças que já frequentam a escola começam a se preparar para o retorno às aulas. Para os alunos, principalmente para os que estão na Educação Infantil, este é um período de readaptação e, por isto, é necessário que haja uma preparação para diminuir a ansiedade dos pequenos. Trata-se de um processo delicado, que significa modificação na rotina já estabelecida pelas férias.

Para diminuir a apreensão dos pequenos, vale a pena realizar um planejamento, alguns dias antes das férias terminarem, como ajudar a organizar o material escolar com entusiasmo, dialogar com a criança sobre a importância deste momento e mostrar quais serão os benefícios de voltar para a escola. Relembrar com as crianças sobre as atividades que mais gostam de fazer, mencionar que encontrarão sua professora preferida e também seus amigos são técnicas eficientes para fazer com que diminua a ansiedade sobre o retorno.

Para transmitir mais segurança ainda, é importante que as crianças sejam acompanhadas pelos pais até o portão da escola, no primeiro dia de aula. Claro que isto não é garantia de se evitar o conhecido “chororô” do retorno, mas gera tranquilidade para os pais e seus filhos.

Neste período de readaptação, os professores costumam utilizar algumas técnicas de boas-vindas que auxiliam no processo, demonstrando interesse em saber como a criança se sente e, assim, criando uma aproximação e consequentemente transmitindo mais segurança.

É importante ressaltar que este período dura pouco e que em uma semana tudo volta ao normal.

Enquanto isso, continuem a desfrutar das férias. Até breve!

bottom of page