top of page

O Xadrez e a inteligência.


De acordo com informações da Wikipédia, há controvérsias sobre a origem do Xadrez, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Também há teorias de que tenha surgido na Índia com o nome de “chaturanga” e dali se espalhou para a China, Rússia e para toda a Europa, onde se estabeleceram as regras atuais.

Histórias à parte e independentemente de onde o Xadrez tenha sido criado, o certo é que esta prática esportiva traz benefícios importantíssimos para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Um dos principais é a capacidade que se adquire para tomada de decisão, tão importante para a vida adulta. Com o jogo, a criança consegue desenvolver a habilidade de verificar qual é a melhor jogada a seu favor e isto pode ser transferido para sua vida. A prática esportiva também aperfeiçoa o foco e a concentração fazendo com que o aluno se entregue totalmente à atividade que está praticando e, ainda, apura o senso estratégico, que é muito importante para prever a próxima jogada do oponente e que também pode ser levado para outras atividades.

bottom of page