Rua Onze de Junho,  548 - Bairro Casa Branca - Santo André - SP - (11) 4992-5267 / secretaria@centroeducacionaldimensao.com.br

    Saiba qual é o papel dos pais na descoberta da sexualidade.


    A sexualidade precoce é um tema que preocupa pais e mães do mundo todo. Estímulos vindos de propagandas publicitárias ou de estilos musicais que erotizam as danças são fatores que aumentam a probabilidade das crianças entrarem nesse universo antes da idade esperada.

    Por isso, quando a curiosidade começar a aflorar e surgirem perguntas sobre a vida sexual, o importante é manter um diálogo aberto. A sexualidade é algo natural e não adianta os pais esconderem as informações. No caso de música, vale a pena escutar junto com os filhos para saber o que estão ouvindo. O importante é orientá-los que algumas letras de canções mostram uma maneira errada de se pensar sobre sexo.

    O que não deve ser feito é deixar que os filhos façam descobertas de forma errada. O essencial é que a criança receba as orientações desde pequena e dos próprios pais.

    Eles precisam falar sobre sexualidade de forma natural. Sempre evidenciando que existem limitações e precauções que devem ser tomadas.

    Caso os pais não possuam maleabilidade para falar com a criança, o ideal é levá-la a um ginecologista, no caso das meninas, urologista, no dos meninos ou a uma sexologa. O papel dos pais é fazer com que os filhos façam essa descoberta com orientação. Deixar que o filho aprenda por conta pópria é prejudicial porque ele não terá informação suficiente para se proteger.