top of page

Lição de casa é essencial para o desenvolvimento do aluno.


A lição de casa não é apenas uma atividade extra. É também uma ferramenta para despertar a responsabilidade, a reflexão e o senso de organização do aluno.

Ao elaborar a tarefa que a criança realizará fora da escola, o educador desenvolve um conteúdo que a auxilia na compreensão do que aprendeu. Desta forma, há uma significativa evolução da aprendizagem.

É fundamental que os pais compreendam que, ao pensar no conteúdo da lição, o professor leva em consideração o seu planejamento e, por isto, é importante observar que trata-se de uma atividade essencial para a evolução do aluno.

O ideal é lidar com a lição de casa de forma natural e se houver participação da família, a criança se sentirá motivada para realizá-la.

Para que o dever acrescente mais conhecimento para o aluno é preciso, antes de mais nada, que haja organização e isto é possível com o estabelecimento de um horário fixo de estudo e com a escolha de um local adequado para a realização da tarefa.

O papel dos pais neste contexto é estimular o interesse da criança com materiais complementares e orientá-la.

Vale ressaltar que a participação dos pais nas atividades proporciona segurança à criança, porém, ao mesmo tempo, é importante permitir que os filhos adquiram autonomia, o que significa que não se deve realizar a tarefa por eles.

Quando a família está presente, este momento torna-se prazeroso, garantindo melhor rendimento do aluno. O importante é não permitir que o cansaço diário dos pais gere estresse durante a realização da lição de casa.

bottom of page