A importância da autonomia para as crianças.


Você faz tudo pelo seu filho? Amarra seus sapatos, arruma sua cama, recolhe seus brinquedos do chão? Caso costume tomar a frente de algumas destas tarefas, saiba que estudos de renomadas universidades já mostraram diversas vezes, que incentivar a autonomia desde os primeiros anos de vida é essencial para o desenvolvimento cognitivo e contribui para que a criança tenha iniciativa no aprimoramento de suas habilidades.

Dar autonomia e independência à criança não significa deixar de observar e orientar, enquanto ela realiza alguma tarefa. Pelo contrário, os pais devem estar sempre por perto para auxiliar no que for necessário.

Dúvidas como: "Meu filho tem idade para realizar este tipo de tarefa?" são bastante comuns. Mas, apesar delas, é preciso mostrar aos poucos que os pequenos são capazes de fazer muitas coisas, de acordo com a faixa etária. Sendo assim, é importante inserir a organização na vida das crianças desde os primeiros anos.

Entre 2 e 3 anos a criança pode ser estimulada a arrumar seus brinquedos e a ajudar alimentar os animais de estimação, por exemplo. Dos 4 aos 5 anos, fase onde a vontade de aprender é bastante aguçada , pode ajudar a fazer a cama e a levar a roupa suja para a lavanderia. Já dos 6 aos 8 anos, a autonomia aumenta e pode até participar no preparo das refeições. Nesta fase o pequeno já está mais maduro e pode arrumar seu material escolar.

Além de ajudar a tornar o filho independente e prepará-lo para enfrentar os desafios da vida, a participação da criança em tarefas domésticas melhora a convivência familiar. É claro que tudo deve ser feito com muito carinho, sempre respeitando a inexperiência própria de cada idade.


    Rua Onze de Junho,  548 - Bairro Casa Branca - Santo André - SP - (11) 4992-5267 / secretaria@centroeducacionaldimensao.com.br