top of page

E agora? Vovó ou berçário?


Quando a licença maternidade chega ao fim, raras são as mamães que não ficam angustiadas porque sabem que está chegando o momento de se separarem dos bebês. Nesta hora, além deste sentimento que aperta o peito, surgem também muitas dúvidas. A principal delas é sobre onde deixar a criança: com a vovó ou em um berçário. É perfeitamente normal que muitos pais sintam mais confiança nos cuidados de um familiar, afinal de contas, trata-se de uma pessoa que já conhece o bebê e há uma sensação de que há mais liberdade para conversar sobre a rotina de cuidados. Mas, engana-se quem pensa que em uma escola não haverá um ambiente acolhedor.

A verdade é que a criança será acolhida nas duas situações, porém, a diferença entre o berçário e a vovó é que a primeira opção abre uma série de oportunidades para que a criança se desenvolva mais rapidamente, principalmente porque possibilita o convívio social. Além disso, o berçário é um espaço educativo e lúdico para este desenvolvimento. A pediatria moderna, inclusive, já possui vários estudos que comprovam este fato.

Para as mamães que sentem medo da escola, uma boa notícia: isto é natural e há diversas técnicas que ajudam a superá-lo. A primeira delas é pedir indicação para outros pais sobre o local que pretende matricular o filho. Quando encontrar o local que julga ser ideal, visite-o várias vezes até que sinta a segurança necessária.

No que diz respeito às precauções que devem ser tomadas antes da decisão, as dicas são: observar bem o espaço físico (ventilação, iluminação, etc.), conhecer a equipe e seu tempo de experiência, fazer visitas em horários variados e manter diálogo constante com a instituição. É importante também pesquisar junto aos órgãos competentes a regularização da escola.

Outro alerta é em relação a seriedade do estabelecimento, principalmente na hora de ajudar a mamãe na decisão de matricular o bebê. Uma instituição de credibilidade não trabalha com agrupamentos de faixas etárias, tem procedimentos adequados para o caso de alunos doentes, possui espaço para banho de sol, apresenta condições adequadas de limpeza e higiene, disponibiliza brinquedos compatíveis com cada fase, conta com mobiliário adequado, possui número de funcionários compatível com as exigências legais, não oferece alimentação industrializada, preza pela segurança e, acima de tudo, acolhe a criança com amor e carinho.

No Centro Educacional Dimensão há ainda um cuidado extra na adaptação da mamãe e do bebê.

A escola preza pelo processo gradativo e, se for necessário, a mesma pode permanecer na escola, em ambiente distinto, de modo que sua presença não interfira no processo, para que se sinta mais segura e siga tranquila em sua rotina de trabalho.

bottom of page